segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Porque estamos no desespero de livros

Eu não sei se é comigo ou se é um fato global, mas eu estou numa loucura tão grande com livros que, mesmo estando em casa, consigo passar mais tempo lendo do que jogando PS3. Eu vejo uma certa tendência entre os meus amigos a hábitos de leitura mais aguçados desde que o ano começou. A fase engenharia química reprimiu os meus próprios hábitos e agora que eu voltei a ler direto. Além disso, parece que resolveram colocar nas prateleiras das lojas uns 50 títulos interessantes. É incrível, quando não estou lendo livros, estou na internet lendo sobre livros e/ou pesquisando preços de títulos que me interessam. Eu realmente não sei até que ponto era o meu "deixa pra lá" ou o meu "estou realmente sem tempo para leitura" que estavam me afetando no aspecto de ler pouco, mas agora que estou prestes a me iniciar numa carreira de humanidades, me preocupo de fato com os ritmos acelerados de leitura que deverei ter. E isso, claro, foi um dos motivos que me despertaram para voltar a ler como antes.

De 2010 a 2012 eu tive um ridículo número de um livro ao ano. Li três livros. Não me orgulho disso! É retardado demais pra mim. Tosco. Os livros lidos naqueles anos foram os três primeiros da saga do Percy Jackson: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros e A Maldição do Titã, respectivamente. Mas desde que esse ano começou, e não temos nem um mês completo ainda, eu já li dois títulos. Agora sim eu me vejo no meu lugar.
Como você nos abandonou? >.<

O primeiro livro do ano foi "Nosso Lar". Na verdade, a leitura dele foi iniciada no ano passado. Por se tratar de uma leitura diferente e de uma linguagem que eu não estava completamente acostumada, eu tive uma certa dificuldade em conseguir uma fluência na leitura desse livro. Depois de alguns meses (Tipo uns 6), eu resolvi me focar de fato e terminar logo. E assim foi. Em aproximadamente 5 dias eu li a metade do livro que eu precisava completar para terminar. Ufa, foi. O que dizer sobre esse livro: Muitos ensinamentos, muita positividade, um livro que vale a pena ler. Mas é daqueles livros que merecem ser lidos, 2, 3, 4 vezes. Não só para compreender tudo que o livro tem a passar mas também porque em momentos diferentes da sua vida, você provavelmente terá leituras diferentes também. É daqueles livros que se encaixam perfeitamente em tudo o que você está passando independentemente do que seja. Não digo para ler 2, 3, 4 vezes seguidas. Não. É pra ler em momentos diferentes.


Leiam esse livro! :D
O segundo livro do ano foi "Morte Súbita" da minha querida, amada, linda, rica e poderosa, JK Rowling. Sim, ela mesma. Autora da saga mais famosa do mundo (não que eu goste muito dessa parte - essa discussão fica para outro post) e do meu primeiro livro sem figuras da vida, Harry Potter. Diferentemente do que aconteceu com "Nosso Lar", eu praticamente engoli "Morte Súbita". Eu não fiz as contas de quantos dias levei para ler, mas acredito que tenha sido algo entre 7 e 10 dias. E fiz assim porque resolvi ler devagar mesmo. Livro de 500 páginas, daria pra ler em 2 dias tranquilamente agora que já voltei a forma literária (?).  Levando em conta que "Relíquias da Morte" eu li em 2 dias e tem, sei lá, 700... (Já faz taaaanto tempo isso .-. ) Enfim, terminei esse na semana passada e pode deixar que NÃO VOU DAR SPOILERS pra vocês. O livro é absolutamente incrível. Muito bem escrito, a história é muito bem interligada, tudo ao máximo. E realmente é um livro para adultos. Eu não recomendo para menores de 16 anos. Ele trata de alguns assuntos bem pesados mas de certa forma leve e com drama na dose certa. Pra mim, esse já é um dos melhores livros de todos os tempos da categoria ficção não-mágica. (risos)

E agora, como a roda mágica da leitura não para mais aqui dentro, estou dando prosseguimento com a saga linda de Percy Jackson. Já estou praticamente na metade de "A Batalha do Labirinto" e muito provavelmente terminarei ainda essa semana. =)
Agora eu gostei!

Para os fãs de livros que ainda não conhecem, acessem a rede social para leitores: www.skoob.com.br

Um abraço e até a próxima.

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei de ver a evolução! Aproveite enquanto não começa a faculdade pra ler as coisas que gosta mesmo, porque depois fica corrido! =)Preciso me cadastrar nessa rede social aí LOL.