sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

TOP 5 Piores Livros de 2013

Olá, galera!

Como eu já vinha pensando há um tempo, resolvi fazer a reestreia do blog em 2014 com os seguintes temas: TOP 5 Piores Livros de 2013 e TOP 10 Melhores livros de 2013. A ideia surgiu quando, no início do ano eu estipulei uma meta pessoal de ler 50 livros no ano. Infelizmente, não consegui esse feito. Mas juntamente com essa meta pessoal, estipulei uma meta mínima, que seriam de 30 livros. E essa sim foi batida. \o/ (Todos batendo palmas e vibrando muito!)

Irei começar, como vocês já perceberam pelo título, com o TOP 5. Afinal, vamos deixar o melhor para depois, né? \o/ 

OBS: Tentarei não dar spoliers.


5- Em Chamas - Suzanne Collins

Esse livro aparece aqui não porque ele é ruim de fato, mas porque me decepcionou. A história da série começou a me decepcionar a partir desse livro. Ao contrário de outros que irão aparecer por aqui, meu problema não foi com a forma de escrita do autor, uso dos vocabulários e nem nada do tipo. O problema foi exclusivamente da história. Criei expectativas em torno da nossa protagonista, Katniss, que não foram correspondidas. Eu não gostei da forma como ela foi usada sem, de fato, se posicionar. Mas entendo os motivos também.

A trilogia "Jogos Vorazes" é bem bacana para quem gosta de leituras emocionantes e ininterruptas. Eu li os 3 livros na sequência, sem ler nenhum outro entre eles. E "Em Chamas" foi o meu livro de número 25. Fica aqui apenas minha lamentação pelos rumos que a história tomou. Imaginava uma outra realidade.


4- Nosso Lar - Francisco Cândido Xavier, por André Luiz

A história é linda! Não vou negar. O livro possui muitos ensinamentos importantíssimos. Mas a leitura é chata e demorada. Ênfase no chata. Você demora justamente pelas palavras fora da nossa época e ai tem que ler com atenção redobrada, buscar dúvidas no dicionário e afins.

Para quem se interessa pela história, sugiro ver o filme, caso ainda não o tenha feito. Os esclarecimentos que lá aparecem não são tão completos como no livro, mas acredito que existam outras obras espíritas que podem saciar essas lacunas que o filme deixa. Eu, particularmente, vi o filme antes do livro, coisa que eu não gosto muito de fazer, a propósito. Se forem ler "Nosso Lar", saibam que irão se deparar com uma leitura demorada e cansativa. E é por isso que ele entra aqui hoje. Esse foi o meu livro de número 3 do ano passado. 


3- Gêmeas - Mônica de Castro, por Leonel

Que livro confuso! Que autora contraditória. Explico. Começarei comentando a segunda frase. Sim, essa autora e o espírito Leonel não se acharam nesse livro. Eu li dois livros deles esse ano. Um muito ruim, que foi esse, "Gêmeas", e um MUITO bom, que vai entrar no TOP 10 e eu irei fazer surpresa para dizer qual foi. (Hahahaha...) Tanto acontecimento bizarro nesse livro, que eu não consigo nem explicar. A série de coincidências foi tão absurda que fica impossível de conseguir acreditar. Por mais que a gente conheça todas as falas sobre destino e blablabla esse livro foi over. Fora toda essa série de acontecimentos encadeados e com probabilidades mínimas de acontecer de fato, o livro deixou muitas lacunas. Ele termina sem explicar algumas histórias e toma outras histórias como dada, sem explicar o que foi que aconteceu com o outro personagem no caso de um triângulo amoroso, por exemplo. E se tem uma coisa que eu gosto de ver nos livros que eu leio é a cadência dos acontecimentos. Esse livro não respeita nada disso.

Em resumo, não recomendo. Quando li esse livro, pensei que o problema fosse da autora, mas como eu disse anteriormente, o problema está exclusivamente na história mesmo. Essa história ficou mal formulada. Essa foi a minha leitura de número 7 do ano de 2013.


2- Clube da Luta - Chuck Palahniuk

Esse livro me causou certa confusão. Antes que digam que ele está aqui porque eu não entendi o livro, não é verdade. Eu entendi. Mas eu ficava com uma sensação dupla durante a leitura. Ora eu estava gostando muito, ora eu estava detestando. E por conta dessa sensação, esse livro entra aqui. Se existisse a denominação de livro bipolar, esse aqui ganharia o troféu.

Não tenho muito o que falar sobre ele, ainda não tive coragem de ler outras obras do mesmo autor para poder fazer alguma comparação. Mas esse livro, de fato, não é o tipo de leitura que me agrada. Não achei pesado, como vi em muitos comentários espalhados pela web. Por ser um clássico moderno de 1996, talvez vocês devam ler e tirar suas próprias conclusões. Não vou falar mais nada porque a primeira regra do Clube da Luta é não falar sobre o Clube da Luta. E esse foi o livro de número 11 de 2013.


1- O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Antes de ler esse livro, só ouvi boas recomendações. Que era um máximo, que era super engraçado, que eu ia amar, que eu ia querer ler de novo, que eu ia acabar comprando toda a série, etc, etc. (Pausa)

Podem criticar, mas eu achei esse livro muito muito muito ruim. Não sei se pelo tipo de leitura, pelo tipo de história, não sei. Mas eu só ri em um único momento e foi num acontecimento trágico. Então assim, não achei nada demais em Douglas Adams, nada que me faça ter vontade de ler os outros livros da série. E aliás, fico muito feliz de ter lido uma versão digital do mesmo. Me faz não precisar ver o livro na minha estante. A história não tem nada demais e o humor é tão patético que não tem a menor graça. Aos fãs da série, meu respeito, mas não adianta tentar me convencer do contrário. E esse foi o livro de número 18 do ano de 2013. O pior de todos.

Se quiserem, sintam-se livres para críticas e sugestões. Os comentários estão ai para isso. =)

Um abraço e até a próxima.

Um comentário:

marcosmarcel disse...

Krishna, dos 5 livros, li apenas 2 e não concordo muito em relação ao livro do Chico Xavier, quando a Gêmeas eu já sabia que estaria aqui, pois não aguento mais você reclamar deste livro (realmente as coincidências são incríveis). Os outros 3 não vou nem perder tempo, estão fora da minha estante. Beijos e fico feliz por você resgatar o seu Blog.